Como seria o Ringworld?

“Ringworld” é um livro do autor Larry Niven, no qual seus personagens exploram um anel artificial que orbita uma estrela chamada Sol. Durante a história, as descrições do Ringworld tornam difícil imaginar como é o lugar. Por exemplo:

O horizonte é sempre reto.

Ao olhar para o céu, é possível ver apenas um arco.

É sempre meio-dia ou noite.

Então, eu pensei comigo mesmo: e se eu simulasse esse mundo para ver como realmente é?

Com o objetivo de visualizar o Ringworld, abri o Unity 3D, coloquei uma esfera amarela com uma proporção de 1/10000.

Aqui está uma versão revisada do seu texto:

“Aí as coisas começaram a ficar complicadas. O Unity3D tem um objeto primitivo esfera, mas não possui um anel. Qual foi a solução? Decidi fazer um curso de Blender 3D, especificamente este:

“Complete Blender Creator: Learn 3D Modelling for Beginners” em https://www.udemy.com/course/blendertutorial/

Durante o curso, minha placa de vídeo GTX 1060 não conseguiu renderizar em tempo real. Então, obviamente, a solução foi fazer um upgrade para uma GTX 3060. E como eu tinha certeza de que o processador Ryzen 2600 não aguentaria, também o troquei por um Ryzen 5700. Eu não queria fazer isso, mas foi um sacrifício necessário¡ Após o upgrade e a conclusão do curso, o resultado foi:”


Agora, com o conhecimento necessário para criar um anel, fiz esta belezura aqui:

Colocando tudo no Unity3d em escala 1/10000

Resultado final:

Mesmo em 1/10000, o tamanho é gigantesco com um anel de 30.000 quilômetros de diâmetro. Fiquei surpreso com o Unity3D renderizando; no entanto, posicionar objetos é extremamente difícil. Dar zoom em um ponto específico do anel leva um pouco de tempo, mas é bastante interessante perceber que a imaginação dos artistas ao desenhar o Ringworld está correta.